quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Assim engatinha a humanidade

Tá certo... Então quer dizer que fumante aqui não entra. Bacana.
Mas se cigarro não entra, eu não saio.

Quando aprovaram esta lei anti-fumo, saí soltando rojões. Finalmente um pouco de ar puro! Adeus cabelos fedorentos de fumaça! Adeus mal estar!

Entusiasmada, comecei uma campanha "caça aos fumantes", confiante de que, mexendo no bolso da população, o cigarro se tornaria cada vez mais raro e de que, uma vez na legislação, pensariam duas vezes antes de acender um. Estava convencida de que meu direito de respirar um ar mais puro seria finalmente atendido, se não por bem, por mal. Feliz pela minha saúde e a de tantas outras pessoas, enfim assegurada. Doce desilusão a minha... 

Mal previa a minha deficiente lógica, logicamente: se é proibido fumar em lugares fechados, tabagistas não podem fumar em outro lugar senão nas ruas... Foi quando eu percebi, estarrecida, o crescimento infame da numerosa população fumante. Nunca vi tanto fumante, nunca senti o ar tão pesado. De repente o simples ato de andar tornou-se penoso, limitado ao desvio apressado de todos os milhares de cigarros acesos nas calçadas. O feitiço virou contra o feiticeiro. O tiro saiu pela culatra. De andarilha, torne-me refugiada.

Assim como resolve-se a violência prendendo, assim como se resolve a pobreza marginalizando, assim como se resolve as "ofensas" censurando e assim como se resolve a doença e o abandono matando, me deparo com outra resolução mascarada e não me surpreendo. É a arte de resolver por cima e de jogar os problemas para baixo do tapete. É a arte incrível de andar para trás olhando para frente, cada vez mais distante do vislumbre daquilo que seria ideal. A arte de engatinhar sem sair do lugar...

4 comentários:

Nathi disse...

Brilhante!!!

Sem luz de cigarro, só aquela no fim do túnel que a gente inciste em acreditar que existe!

bom, quanto mais penso na minha amada e surrada nação, mais me desespero e espero!!!

Desepero com o que vejo!
Espero que a luz que acredito ver, realmente exista!

Quer acreditar comigo?

nico disse...

Nossa niquita =)
Você tá escrevendo muito bem!
Tem que deixar de ser preguiçosa e por a mão na massa! Ou menos, no lápis! ou melhor, no teclado!

Mas isso é fato, as pessoas estamos fumando muito mais na nossa frente do que se tivessem dentro de seus escritórios e casas...

Anônimo disse...

Paula, the librariy is going to close soon, no smoking here, thank heavens, I wrote in a hurry further on, search 4 it. Today there was a breakfast on the bridge, it rained when I crossed it so I came to the library. this week, there was a ist fine for somking in the car with children inside. (just some trivia 4 U)

Anônimo disse...

correction, 1st fine instead of ist

Creative Commons