sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Pessoas simples


Eu me assustei quando olhei para o seu rosto novamente. Fazia tanto tempo, já havia me esquecido de como é. E imediatamente fui tomada por um pressentimento de mundo incorrigível, um calafrio... Recuei abalada. E olhei um pouco mais de longe. Notei como tudo isso é bobagem, como, de fato, tudo pode ser muito mais simples do que aparenta.

 

A vida é simples, mas não por isso menos dolorosa. Há certo... Como posso dizer? Há certo... Temor na simplicidade - digo isso temendo, até, a palavra temor -. Estremeço imaginando como ser simples pode também significar ser duro em sua tranquilidade, monossilábico em sua praticidade. Ser simples é andar sempre em frente, é contornar, indiferente, os problemas.


Ser simples, para mim, é também ser insensível. E por ser complexa como sou, acho que não sei lidar com isso sem me assustar. As pessoas simples me deixam desconfortável, elas me escapam, nunca entendo suas impressões de mundo, são imprevisíveis.

 

Às vezes imagino se as pessoas simples não são, na verdade, muito complexas para corresponderem a isso através de seus atos. Talvez vivam numa imensidão compreendida apenas por elas e mais ninguém, por isso se tornam um mistério absoluto. Já conheceram Lord Henry Wotton, de "O Retrato de Dorian Gray"? Ele é uma pessoa simples, mas verborrágica.

 

Não gosto quando pessoas simples se fazem de complexas, por outro lado. Parecem indiferentes, mas com tal acidez... Decidiram ignorar odiando, ao invés de ignorar desistindo. Desistindo, por antecedência, de explicar porque ignoram, porque seguem em frente e porque abandonam com tanta facilidade.

 

Acho que hoje simplesmente estou assustada.

 

2 comentários:

Nico disse...

Eu acho que ser simples é diferente de ser simplório. Ser simplório é a resignação em não querer saber de nada, não querer se enxergar e não ver as coisas como elas são.

Nathi disse...

Simples: 1.Que não é duplo ou desdobrado em partes. 2.Não constituido de partes ou substâncias diferentes. 3. Sem ornatos, singelo. 4. Sem complexidade ou dificuldade,singelo. 5. Sem luxo ou aparato, singelo. 6.Puro, mero. 7.Único, só. 8.simplório. 9.Pessoa simples, humilde.


Agora, eu penso e não concordo contigo.
Bom, eu me considero uma pessoa simples dentro de minhas discordâncias. Acho que enrolar e fazer aparatos em tudo, ns pessoas principalmente quando nos relacionamos com elas, e escrever nas entrelinhas e deixar a vida obscura não me agrada. Digo isso na minha mais sincera opinião, sem querer passar sua opinião pra baixo ou pra o lado. Cada ser vive e faz-se viver em uma nuvem de observação diferente.
Ser simples é poupar o tempo dos rodeios para as coisas que realmente interessam!

Creative Commons