segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Sobre o direito de expressão


Você acredita que, por vivermos numa democracia, você tem o direito de fazer o que bem entender. 

Você acredita que, por vivermos num país livre, você tem o direito a expressar qualquer coisa.

Mas eu acho que não é bem assim.

Na minha opinião, as pessoas não tem o direito de expressar ódio contra outras pessoas. As pessoas não tem o direito de comunicar seu ódio contra outros, apenas porque pertencem a diferentes etnias, a diferentes religiões, a diferentes orientações sexuais, a diferente gênero, a diferentes ideais. 

Ninguém tem o direito de promover a intolerância, o preconceito e a guerra, porque quem expressa ódio, só gera ódio. E, por este motivo, acredito que você pode ser quem você quiser, viver como quiser, agir como quiser, falar o que quiser, contanto que não esteja ferindo outras pessoas, direta ou indiretamente.

Viva e deixe viver.

Simples assim.

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Paulinha,
Gostei bastante do seu post, e concordo plenamente. Ando pensando bastante sobre isso e acho que a intolerância - aquela que considero ser a pior que existe que, mesmo sem a gente perceber, molda a vida das pessoas para elas serem um pouquinho menos elas mesmas e um pouquinho mais próximas daquilo que é "aceitável" - é a intolerância com as coisas pequenas, e do dia a dia.
Aproveitando seu mais recente post sobre vegetarianismo e o texto e vídeo que o Vernon postou no face, esse é um exemplo clássico. Quando você não consegue fazer uma refeição sem ter que defender ardentemente seu ponto de vista. E o comparar a tudo que os outros acreditam e assim por diante. Se justificar.
Pra mim, a verdadeira tolerância e para exercer e respeitar nos outros de fato o direito de expressão é quando nenhuma justificativa é necessária. Quando quais os costumes e pequenas decisões daquela pessoa não são condição para manter a companhia, amizade e amor que você sente por aquela pessoa. Quando "apenas" o fato da pessoa ter feito aquela escolha é suficiente para ela ser respeitada e nutrida. Nada mais.
Tenho a felicidade de ter bastante pessoas que agem desta forma na minha vida, pessoas muito queridas e que servem de exemplos pra mim (entre elas, vc ;] claro). Almejo cada vez mais ser assim também.
Um beijão!

Creative Commons