segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Uma análise


Não sei por que já acordei analisando feridas. Acho que preciso escrever um pouco sobre elas para ao menos não aumentá-las em meu íntimo.

A meu ver, não se deve economizar gentileza nesta vida. Logo, não me agrada quando pensam já terem feito o suficiente. Uma pessoa assim é, acima de tudo, egoísta, pois quando realiza algo para o outro, já analisa como poderá ganhar com isso em troca, seja como favor, seja como presente. 

"Já fiz tal atividade, logo não preciso realizar tal outra, estou plenamente justificado."

"Já fiz determinada coisa, agora quero outra em retorno".

Uma pessoa assim vê troca em tudo, talvez por um desejo irracional de possuir controle sobre todos os aspectos da vida, um medo exagerado de sair perdendo. Logo, é também paranóica ao ponto de acreditar, realmente, que a vida é cruel apenas para ela, tudo ocorre ou pode ocorrer com ela, tudo deve ter a ver com ela. A sensação de culpa, desta forma, pode ser recorrente.

Uma pessoa assim é narcisista, porque acredita estar sempre com a razão, uma vez que está, para todos os efeitos, justificada perante um mundo "tão injusto". Uma pessoa assim também é perfeccionista, tem a mania de achar defeito em tudo.


Estes tipos de valores pautados sempre no benefício próprio chegam a ofuscar quaisquer outras virtudes existentes numa pessoa, pois esta se guiará pelo que é mais conveniente para si em todas as ocasiões e o caminho do egoísmo é muito danoso para todos. Quem irá levar em consideração a inteligência ou a honestidade ou o talento artístico ou a perseverança de alguém assim?

Tenho raiva disso, uma pessoa egoísta desta forma não sabe enxergar o outro, não sabe amar. Uma pessoa assim é quase vingativa por definição, quase oportunista, em tudo precisa ver vantagem para si, tudo precisa ser à sua maneira, tudo deve haver retorno. São resquícios de uma infância cheia de mimos materiais, de amor na base da troca.

Desaprovo e luto fervorosamente contra esta tendência. Não quero me moldar na base do egoísmo. Desejo ser paciente, generosa e compreensiva em triplo. Necessito disso, caso contrário, sou capaz de enlouquecer e jogar na mesma moeda apenas para reaver tudo o que perdi em detrimento de um ego alheio fora do controle.

Desta maneira, preciso e devo percorrer o caminho da tolerância e da generosidade.

O caminho do desapego.

O caminho do amor.

"It is important that when pursing our own self-interest we should be “wise selfish” and not “foolish selfish”. Being foolish selfish means pursuing our own interests in a narrow, shortsighted way. Being wise selfish means taking a broader view and recognizing that our own long-term individual interest lies in the welfare of everyone. Being wise selfish means being compassionate."

(Dalai Lama)

Um comentário:

Nathi disse...

Já tentei, depois de algumas decepções, me manter fria e calculista. Deste modo mesmo como vc descreveu. Não consegui, não me senti mais segura, me senti atarefada demais, calculos para tudo que se faz, para evitar sentimentos e feridas dá muito trabalho, preferi seguir como estava antes. Amando e quebrando a cara. Me importando e me machucando. Pelo menos assim eu estou em paz comigo já que não posso estar sempre em paz com o mundo.

Creative Commons